terça-feira, 5 de junho de 2012

Sobremesas

Hoje foi dia de fazer sobremesas (não é sempre que isso acontece, não). Aqui em casa, depois do jantar, tem que ter um docinho e um café. Sempre. Geralmente aqueles docinhos de banana com açúcar por cima ou doces de abóbora ou batata doce (aqueles em formato de coração), paçoquinha, pé de moleque ou torrone. Geralmente industrializados. Mas, às vezes, eu faço alguma coisa.. Hoje foi dia de fazer doce de abóbora, que eu adoro, e mousse de limão. Por alguns dias, eu fico despreocupada e a família feliz...
Esses doces são muito fáceis de fazer. E rápidos. Aqui vai a receita:

Doce de abóbora
1 kg de abóbora de pescoço descascada e cortada em cubos (pode usar qualquer uma, mas com essa, o doce fica mais bonito e combina muito com o coco ralado)
750 g de açúcar (aconselho colocar metade e acrescentar mais no finalzinho do preparo, pra ficar a seu gosto)
1 pacote de coco ralado (eu uso 100 g porque o povo aqui gosta muuuito, mas com 50 g fica bom também)
Cravo da índia (a seu gosto, eu coloco uns 5 ou 6).
Coloque tudo numa panela (menos o coco ralado), acrescente um pouco de água (mais ou menos um copo grande) e leve ao fogo. Quando a abóbora estiver bem macia, amasse tudo, formando um purê. Pode ser com garfo, com amassador, no processador ou mixer (o mixer vai deixar o purê mais lisinho. Eu gosto com um pouco de textura, vou no garfo mesmo). Leve ao fogo novamente para apurar e aí acrescente o coco ralado. Mexa de vez em quando pra não grudar no fundo da panela. Sirva frio ou gelado, e se gostar, com uma fatia de queijo branco. Rende muuuuito.

Mousse de limão
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de 3 limões grandes
Raspas de limão para decorar
Essa é muito difícil:  Misture o creme de leite, o leite condensado e os limões até ficar homogêneo, bem lisinho. Pode ser no liquidificador, no mixer, com fouet ou uma colher mesmo. Hoje fiz numa jarra larga e mexi com uma colher de cabo comprido, assim ficam menos coisas para limpar. Despeje em potinhos e salpique com as raspas de limão. Leve a geladeira e em mais ou menos uma hora já pode ser servido. Dependendo do tamanho dos potinhos rende de 6 a 8 porções.

Na verdade acho que todo mundo sabe fazer essas sobremesas, mas eu queria dizer que é muito fácil, não requer muito tempo, nem ferramentas especiais.
Eu adoraria saber se alguém fez e se gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário