sábado, 6 de outubro de 2012

Memórias Póstumas de Brás Cubas


     Quando eu tinha 10 anos, fui selecionada, na escola onde estudava, para cuidar da biblioteca. Era uma biblioteca pequena e minhas funções se limitavam a recolocar os livros em seus lugares, após o uso, observar o bom comportamento dos alunos que utilizavam os livros. Simples assim. E todas as tardes, eu ia para a escola e escolhia algum livro para ler, enquanto estava lá. Lá conheci, Shakespeare, Molière, José de Alencar e Machado de Assis.
     Machado de Assis, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, nasceu em 1839, de família pobre, com pouco acesso à educação formal, lutou para subir socialmente, buscando superioridade cultural.
     Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, e é considerado o introdutor do Realismo no Brasil. É de autoria desse escritor o meu livro favorito, mais e mais favorito de todos os tempos: “Memórias póstumas de Brás Cubas”.
     Escrito em 1881, conta a história de Brás Cubas. E o interessante é que quem conta a história é o protagonista, que a escreve depois de morto. O cenário é a sociedade do Rio de Janeiro do século XIX e a narrativa nos transporta para aquela época, como se realmente estivéssemos lá, acompanhando os acontecimentos e a vida desse filho abastado da elite brasileira. É fascinante.

7 comentários:

  1. Thank you so much for sharing your memories of your time in the library with all the books and wonderful authors. I've always loved libraries, Zilda. I love hearing about this author and learning more about him. I will have to see if I can find one of his books in translation.

    Thanks so much for joining in this week.

    xo
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A narrativa de Machado de Assis é muito envolvente. Ler qualquer de suas obras é o mesmo que viajar no tempo, e também nos sentimentos dos personagens que ganham vida magicamente. Sei que existem versões em inglês de suas obras, e se você gostar, por favor, me diga. Abraços,
      Zilda

      Excluir
  2. What a special memory. I too worked in a library as a very young girl and it's where, I suspect, my love for reading was cultivated. Although the authors I read were not of the same caliber as yours!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gostei de ler e já li todo tipo de coisa. Livros maravilhosos, outros nem tanto e alguns absolutamente horríveis. Mas nunca perdi o gosto pela leitura, embora hoje em dia, não tenha tanto tempo para isso. Abraços,
      Zilda

      Excluir
  3. Thank you so much for linking to my blog! My Spanish (?) stinks but I'm going to look around! Have a wonderful day!!!

    ResponderExcluir
  4. I appreciate you stopping by Zilda! I love the name of your blog! ;)

    ResponderExcluir
  5. Espero que você tenha tido um ótimo domingo de Páscoa. ;)
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir